Tal como todos nós nos vamos apercebendo, a cada dia que passa, o avanço tecnológico é cada vez mais recorrente. Na área da contabilidade, isso também não é exceção e estes avanços, permitem que os todos os intervenientes aumentem a sua eficiência e produtividade.
De uma forma breve, o IRS – Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, é um imposto que é dado pela diferença entre o património inicial e final de um determinado período. Este é direto e progressivo, que tributa o rendimento que os cidadãos ganharam ao longo do ano, quer seja através de remunerações, de mais-valias, de rendas e etc.
A obrigatoriedade da comunicação do inventário às Finanças, passou a ser para todas as pessoas singulares e coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território nacional e que possuam contabilidade organizada.
Se está na altura de aumentar a sua equipa de forma a impulsionar a expansão do seu negócio, é importante que analise com rigor toda a estrutura de custos que a empresa terá ao contratar trabalhadores.
A taxa de IVA a aplicar para clientes estrangeiros depende de diversos fatores
As despesas que normalmente dizem respeito aos trabalhadores da empresa, como as despesas com alimentação, alojamentos, viagens e etc., podem suscitar várias dúvidas quanto à sua finalidade ser a nível empresarial ou ser de carácter privado.
As taxas de tributação autónoma em Portugal surgiram, com o objetivo de compensar eventuais fugas aos impostos. Atualmente, encontram-se cada vez mais presentes e ainda existem muitas pessoas que não sabem no que estas consistem.